menu


09/01/2020

Neurologia maldade Cérebro réptil, Violência de gênero, Machismo-Feminismo

**** NOVO FORMATO COM ÁUDIO ****
*** ESTE DOCUMENTÁRIO É DIVIDIDO EM TRÊS PARTES ***

O comportamento agressivo e a violência causam lesões e traumas mentais duradouros para muitas pessoas, com consequências humanas e econômicas caras. Qual é a origem dessa violência que aumenta mais a cada dia?
Estudos científicos dizem que fatores  genéticos desempenham um papel fundamental, pois estão envolvidos na produção de determinados neurotransmissores e pode resultar em uma maior propensão à agressão, ao alcoolismo e aos assassinatos violentos. No entanto, a biologia não determina o nosso destino, uma vez que o cérebro é plástico e maleável, de acordo com fatores internos e externos, substâncias, etc.
Existe também a participação de certas estruturas cerebrais, a influência de certos hormônios, da educação...
E não apenas isso, mas o comportamento violento também  pode resultar de uma mente distorcida, irracional e patológica que vê as coisas de forma diferente das pessoas normais, como é o caso do transtorno dissociativo de identidade ou personalidade múltipla.
Mas quais são as principais causas que influenciam o aumento da violência social, que não cessa? Será que os filmes de terror e os jogos de computador contribuem? Será que, além disso, existe uma base biológica neuronal que faz com que isso ocorra? Sabemos que existe o cérebro réptil e que suas funções mais básicas e instintivas se movem através do poder, da força, do domínio e da territorialidade. Mas como isso influencia nossos comportamentos, o dos políticos, bem como o daqueles que dirigem o mundo do cinema, da moda, ou o dos pedófilos do clero ou da realeza? Estará relacionado com o aumento dos abusos, que as pessoas estão trazendo à tona?
E o que dizer sobre a terrível violência de gênero, seja social, psicológica, sexual, etc., com dados alarmantes em todo o mundo e suas terríveis consequências? E sobre o machismo e o feminismo que provocam separação e enfretamentos... em que se fundamentam? Será que fazem parte de uma manipulação bem organizada?