menu


23/07/2022

ALCYON PLÊIADES EXTRA 25: ILUSIONISMO-MÁGICA, HISTÓRIA, ARTISTAS-MAGOS, DIVERSÃO FAMILIAR FELICIDADE

 A magia nos oferece felicidade e descontração nestes tempos difíceis de angústia e incerteza em que estamos vivendo. Ela nos permite um espaço para recuperarmos a beleza da imaginação e voltarmos a ser um pouco crianças novamente, com a simplicidade e a alegria.

Ao longo da história, desde a Grécia clássica, o longínquo Oriente, o Egito ou a antiga Pérsia, foram documentadas histórias de adivinhações, metamorfoses, animais falantes, estátuas que caminhavam, talismãs que curavam doenças.

Os "siddhi" ou poderes milagrosos dos iogues, como tocar um objeto à distância, dominar os elementos... O milagre da corda pela qual o aprendiz de mago subia e desaparecia, ou as grandes histórias da princesa Sherezade das Mil e Uma Noites transportam-nos a um tempo de inocência e encanto que vale muito a pena recuperar. O mundo dos gênios, das lâmpadas mágicas, dos tapetes que voam, das princesas corajosas, dos cavalos que cruzam o céu e dos heróis... fazem parte das memórias de nossa infância. Um mundo de encanto e mistérios, onde o impossível se tornava realidade.

Mais tarde, em nosso tempo, ilusionistas como Harry Houdini, o grande mágico e escapista que surpreendeu o mundo, David Copperfield entre outros, ou o incrível Cirque du Soleil, mantiveram, anteriormente e agora, o espírito de magia graças ao qual temos a certeza que tudo pode ser alcançado, e que a magia está em todas as coisas.